Nós, do CESBI, separamos algumas dicas para que você possa melhor se relacionar com o idoso da sua família, promovendo carinho, amor e saúde neste momento tão difícil que estamos vivendo. Confira:
Atitude 1: Estabeleça uma rotina de Atividades Físicas
É sabido que, normalmente, o idoso costuma ficar mais tempo sentado, deitado, dormindo, ou assistindo televisão. Com a aproximação do outono e a queda de temperatura, isso se torna ainda mais comum. O sedentarismo está diretamente ligado a diminuição do movimento ciliar do pulmão, o que facilita o acúmulo de fluídos, levando o idoso a problemas e doenças do trato respiratório – o que o torna mais vulnerável e suscetível ao covid 19.
Exercícios de fortalecimento muscular, utilizando acessórios específicos ou improvisados como toalha, faixas elásticas, pesos e bolas são ótimas alternativas para fortalecer o pulmão e evitar a perda de massa muscular, melhorando a capacidade funcional. Experimente fazer exercícios respiratórios utilizando canudinho, bexiga ou assoprar canudo.
Atitude 2: Diga a verdade sobre a Situação que estamos vivenciando
É importante deixar o idoso consciente dos riscos e da gravidade da situação em que nos encontramos. Somente assim ele poderá contribuir de forma consciente e não por obrigação, o que pode diminuir os atritos e confrontos do dia-a-dia. O distanciamento social não significa que será excluído da rotina familiar e social. É necessário limitar o contato físico no momento, explicando bem o motivo desse afastamento para que o idoso não fique triste nem magoado.
Atitude 3: Promova Atividades de Entretenimento
Incentive a pessoa idosa a cuidar de plantas ou realizar tarefas domésticas compatíveis com suas possibilidades. Jogos de tabuleiro que estimulam a mente também são alternativas melhores que apenas ver televisão.
Aproveite o momento para aprender com o idoso a costurar, preparar uma receita de família ou ouvir uma história – acontecimentos engraçadas da vida – eles amam contar histórias.
Atitude 4: Promova uma Alimentação Balanceada e Banhos de Sol
Pessoas com mais de 60 anos, sem exceção, estão no grupo de risco da covid-19 e, caso infectadas, têm maiores chances de desenvolver complicações. Isto porque depois dos 60 anos o sistema imunológico vai ficando gradualmente mais comprometido. É preciso cuidar de sua alimentação, promover banhos de sol, propiciar momentos de alegria e descontração, criar momentos para que ele se movimente e fortaleça seu sistema muscular, respiratório e cardiovascular.
Atitude 5: Leve a Tecnologia para a Vida do Idoso
Aproveite o momento para integrá-lo às novas tecnologias e ajude-o a superar a tristeza e a solidão em meio às restrições do convívio social.
Promova a interação com amigos e familiares distantes através das redes sociais e explore novas experiências na internet. É possível matar as saudades com ligações e chamadas de vídeos.
De forma geral, mantenha seu idoso conectado com a vida. Aproveite este momento de isolamento para retribuir todo amor que ele merece.
Se precisar de alguma ajuda, conte com a agente. Nossa equipe é especializada em promover Saúde e Bem-Estar para quem desfruta a melhor fase da vida.